18 fevereiro, 2012

E viveram felizes para sempre...Ou não



Era uma vez uma menina que usava um bonito capuz vermelho feito pela sua avó. Foi enganada por um lobo (um lobo que fala... uau) e consequentemente papada, mas logo a seguir salva por um corajoso lenhador. WRONG!
Na versão original da história não há lenhador e tanto avó como neta são devoradas e pronto. A única personagem a "viver feliz para sempre" é o lobo, se é que não se cruzou com nenhum caçador furtivo.

Há ainda outra versão em que a Capuchinho faz um strip-tease ao lobo (ah, malandra!), fugindo quande ele está "distraído". Existe ainda outra em que o lobo estripa a avózinha e obriga a menina a jantá-la com ele. Mas ela, que não era parva, diz que tem de ir à casa-de-banho(que antigamente ficava na parte de fora das casas) e foge. Mas de qualquer forma, o lobo safa-se sempre.



Esta é particularmente chocante.
Na versão original a Branca de Neve é uma criança de 7 anos
Após o incidente com a maçã (tirando o final, o resto da história não é muito diferente da que conhecemos), fica adormecida e os anões choram a sua suposta morte. Mas entretanto, aparece um príncipe, que se apaixona imediatamente pela menina. Só que, em vez de lhe dar o "beijo de amor verdadeiro", carrega o corpo morto para o seu palácio, para que ela estivesse sempre com ele! (Tirem as vossas conclusões...) Durante a viagem para o palácio, um dos criados, já cansado de transportar o caixão, resolve descarregar a sua frustração na pequena Branca de Neve, dando-lhe, passo a expressão, uma grande sova. Um dos golpes desferidos no estômago faz com que ela vomite a maçã envenenada, voltando, assim, à vida.



A Princesa, em vez de se picar na agulha, fica com uma farpa encravada debaixo da unha, ficando à mesma adormecida.
Certo dia aparece um príncipe, mas em vez de lhe dar o "beijo do verdadeiro amor" como no filme da Disney, prefere ir por outro caminho e aproveita-se vulnerabilidade da rapariga para satizfazer as suas necessidades (nove meses depois teve uma surpresa). Durante o tempo de gestação, o príncipe (nada encantado, por sinal!) ía "visitando" a rapariga.
Quando os bebés nasceram (tiveram gémeos), ao procurarem leite, acabaram por, acidentalmente, chupar o dedo da mãe, retirando, assim, a farpa amaldiçoada. (A minha questão aqui é: o que é que ela terá pensado quando acordou e viu 2 gaiatos na cama dela, mais cordões umbilicais, mais placentas e afins...) 
Quando o príncipe voltou para mais uma "visita" e encontrou a Bela Adormecida acordada e com duas crianças ao colo, decidiu casar-se com ela (vá lá... ao menos isso...). 
Nalgumas versões a mãe do príncipe era um ogre (isso explica o comportamento dele...), por isso ele não podia levar a Bela Adormecida para o seu palácio, pois, corria o risco de os seus filhos serem comidos pela avó. Assim, esperou que a sua mão morresse, para poder ir viver com a sua esposa para o seu reino.


A história no geral não muda muito, apenas o final.
Quando chega a hora de experimentar o sapatinho, as meias-irmãs com as suas patas nº 45, enfrentam grandes dificuldades. Mas para grandes males, grandes remédios: cortam os dedos dos pés para conseguirem calçar o sapato. Mas aqui entram entram em acção os passarinhos amigos da Cinderela (é deliciosa a forma como o macabro se mistura com o universo fofinho, não é?), que mostram ao príncipe o sangue a escorrer pelo sapatinho, e depois, como vingança por todo o mal feito à sua amiga, arrancam-lhes os olhos.

Mas não pensem que a Cinderela é a santinha que aparenta! Há versões em que é ela que mata a sua mãe, anos mais tarde o pai volta a casar, e o resto já se sabe.


Nenhum comentário: